Rua Benjamin Pedroso da Silva
Antiga Rua Para nº 1245
Cuiabá - MT
(65) 3641-2333
Untitled Document

ORIENTAÇÕES PARA COLETA DE EXAMES

A maioria dos exames requer apenas jejum. Contudo, muitas análises baseiam-se em rigorosas variáveis pré-analíticas(exercícios físicos, jejum prolongado, dieta, consumo de álcool, tabagismo, drogas terapêuticas, postura, horário de coleta e outros), necessitando de um preparo cuidadoso antes da coleta do material biológico. É importante observar as orientações de cada exame para que a coleta seja eficiente, garantindo assim a qualidade das análises. Para facilitar e agilizar o atendimento, consulte as instruções de coleta no menu abaixo, qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Faça uma Busca:

 


Untitled Document
Nome: Raios X, articulações sacroilíacas, F+Oblíquas
Orientações necessárias I - Informações sobre o exame - Trata-se de exame das articulações sacroilíacas (bilateral). II - Critérios de realização - Este exame não é realizado em gestantes, salvo em situações nas quais ele seja absolutamente necessário. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para consultar os médicos responsáveis. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. III - Preparo - Este exame não necessita de preparo. IV - Observação - Se a solicitação médica for de raios X digital, o mesmo é realizado somente nas unidades Paraíso, Brigadeiro Luis Antônio, Jd. América, Ibirapuera e Higienópolis. - Se a realização do exame ocorrer nas Unidades Brigadeiro Luís Antonio, Villa-Lobos, Jardim América, Higienópolis e Ibirapuera, não é necessário agendamento prévio. O atendimento é por ordem de chegada e sujeito a espera. Os horários de atendimento nestas Unidades são: Brigadeiro Luís Antonio e Jardim América: de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas e aos sábados, das 7 às 12 horas; Higienópolis: de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e aos sábados, das 7 às 12 horas; Villa Lobos: de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e aos sábados, das 7 às 15 horas; Ibirapuera: de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, sábados das 7 às 15 horas e aos domingos, das 7 às 12 horas.
Método - Estudo radiográfico das articulações sacro-ilíacas nas incidências frente, oblíquas e Ferguson
Interpretação e comentários - Este exame é útil para a avaliação do espaço e das superfícies articulares e do alinhamento e da morfologia óssea da região para a pesquisa de afecções inflamatórias/infecciosas, degenerativas e expansivas. - Nos casos de sacroileíte, observam-se, nos dois terços inferiores das articulações (porção sinovial), sinais como pseudo-alargamento do espaço articular, esclerose da porção ilíaca, posterior redução do espaço articular, com erosões e irregularidade subcondral, e anquilose óssea. - Já nos casos de ileíte condensante, há faixas de esclerose óssea bem definidas na porção ilíaca das articulações, comprometendo tanto a porção superior como a médio-inferior. - Nos processos infecciosos, por sua vez, é possível detectar redução do espaço articular, assim como irregularidade e erosões subcondrais. - Em suspeita clínica de sacroileíte com estudo radiográfico normal, sugere-se que o próximo passo seja a avaliação por ressonância magnética.
Prazo Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

 


2010 INAC © Copyright Todos os Direitos Reservados